PROCESSOS DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL:
1. Pesquisa e Escolha do Imóvel
- O comprador pesquisa os imóveis que atendam suas necessidades (localização, tamanho, preço, etc.) e envia os links dos imóveis que mais gostaram para o corretor(a) da CUIDAR IMÓVEIS, realizar as pesquisas e/ou captações, se necessário.
2. Visita e Análise do Imóvel
- O corretor agenda com o comprador, os horários para as visitas aos imóveis, a fim de avaliarem as condições, vizinhança, infraestrutura, documentação etc.
- A análise dos documentos é realizada pelo corretor responsável para garantir que o imóvel esteja desembaraçado e regular para a transação.
3. Proposta de Compra
- Após realizar a escolha do imóvel de sua preferência, o comprador faz uma proposta formal de compra, negociando preço, condições de pagamento e prazos.
4. Financiamento
- Caso o comprador precise de financiamento, inicia-se o processo junto a um agente bancário, através do corretor para avaliar a capacidade financeira do comprador.
5. Análise Jurídica e Documentação
- Os advogados e profissionais especializados da CUIDAR IMÓVEIS BH, conferem toda a documentação do imóvel e das partes.
- Certidões negativas de débitos, ônus, alienações, entre outras, são verificadas para garantir a segurança jurídica.
6. Contrato de Compra e Venda (ou Compromisso de Compra e Venda)
- Após proposta aceita, documentação do imóvel, dos clientes compradores e vendedores estarem aprovadas, é feito um contrato de compromisso de compra e venda, que estipula prazos, valores, multas e condições.
- Após assinatura deste contrato, o despachante responsável irá conduzir todos os processos que envolvem cartórios, prefeitura e bancos.
7. Escritura Pública
- O contrato definitivo de compra e venda é formalizado numa escritura pública em um Cartório de Notas. A escritura comprova o acordo entre as partes e é essencial para a transferência da propriedade.
- Caso a compra for realizada a vista, neste ato, o cliente comprador realiza a transferência do restante do valor do imóvel, para o vendedor.
8. Registro do Imóvel
-
A escritura é levada ao Cartório de Registro de Imóveis para a transferência da matrícula do imóvel para o nome do comprador. Esse registro é que torna o comprador o legítimo proprietário.
9. Pagamento e Entrega do Imóvel
-
Conforme combinado, o pagamento final é realizado e o imóvel é entregue ao comprador, que pode começar a usufruir.
10. Pagamento de Impostos e Taxas
- O comprador é responsável pelo pagamento dos encargos do despachante, pelas taxas cartorárias e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).